segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Romildo Soares: Uma história de luta, trabalho e conquistas


Ele nasceu no dia 31 de janeiro de 1969. De lá para cá, enfrentou momentos felizes e outros nem tanto. Apesar de tudo, sempre teve em mente os objetivos que almejava alcançar. Estamos falando de Romildo Soares, hoje empresário e vereador no município de Siderópolis.
Soares nasceu em Urussanga, no hospital Nossa Senhora da Conceição, mas sua família já vivia em Siderópolis. Filho de José Ramiro Soares (in memorian) e Maria Salvaro Soares, Romildo teve cinco irmãos: Rosa de Fátima, Ronaldo, Rosangela, Romeu e Roseli. Com apenas seis meses de idade foi morar em Turvo e, em 1975 voltou para Siderópolis, onde reside até hoje, na comunidade de Vila São Jorge. Seu ensino escolar primário foi cursado na escola da comunidade, conhecida por Escola de Educação Básica Municipal Jorge Biff. Para cursar o ensino fundamental, Soares estudou na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, localizada no centro de Siderópolis. Além do ensino básico, Romildo fez vários outros cursos, como o de Aprendizagem Industrial, oferecido pelo Bairro da Juventude em parceria com o SENAI. Na Busca constante pelo aprimoramento, Soares está concluindo o Ensino Médio.

Atualmente Romildo Soares é casado com Lenita Ferro Soares e tem uma filha, Scheila Ferro Soares.

A Infância
A infância não foi uma das mais fáceis e ainda muito novo Soares começou a trabalhar na lavoura da família. Anos mais tarde Rosalia Pierini Salvaro (in memorian), carinhosamente chamada de nona, vendeu o terreno onde Soares trabalhava, já que grande parte dos filhos estavam migrando para o trabalho na mineração. Mesmo assim, quando o pai de Soares tinha folga no trabalho de extração de carvão, aproveitava o tempo para plantio e para o corte de madeira. Assim, Soares e seus irmãos precisavam ajudá-lo em vários trabalhos. Apesar de dificuldades, a infância também contou com algumas brincadeiras: jogar futebol em campinhos improvisados era uma das principais atividades.
Como todos nós temos histórias da infância para contar, Soares recorda nitidamente de um dia em que, juntamente com os amigos, saiu para brincar. Na ocasião, eles resolveram brincar em frente a um paiol, que eram os locais onde os antepassados guardavam as ferramentas da lavoura e outros objetos. Sem conhecer o proprietário do lugar, os colegas de Soares começaram a brincar de jogar pedras no telhado da construção. Romildo, consciente de que a ação não era correta, não gostou da brincadeira e resolveu ficar de fora. Quando o dono do lugar chegou, todos os amiguinhos de Soares foram embora e ele, inocentemente, quis explicar para o proprietário que não estava envolvido na brincadeira, mas não adiantou. O resultado? O dono da propriedade contou ao pai de Soares o fato ocorrido e indicou o único menino que não participou da brincadeira como culpado. Na época, com a rigidez e a tenra preocupação dos pais com a educação dos filhos, Romildo sofreu um castigo muito brutal: apanhou tanto que quase chegou ao ponto de desmaiar. Para ele, o castigo serviu como lição primeiramente de educação e segundo, porque foi assim, com o exemplo do pai, que Soares aprendeu a nunca desistir dos objetivos.

O início da vida política
Para Soares, o grande gosto pela política é herdado do pai, José Ramiro Soares (in memorian). Romildo recorda que o pai gostava muito de participar de reuniões e comícios e que, sempre que possível, o levava junto.
Em agosto de 2007 Soares e o irmão Ronaldo foram convidados a se filiarem ao PMDB. A principal motivação para que a filiação desse certo aconteceu porque, através de cargo público, Soares percebeu que poderia dar uma maior contribuição para a cidade e poderia participar ativamente do crescimento de Siderópolis. A opção por ser do PMDB foi dele mesmo: Romildo Soares sempre teve grande simpatia por várias pessoas do partido, como o ex-prefeito de Siderópolis, José Périco.
Enquanto político, Soares tem três objetivos primordiais: 1) Sempre olhar para frente e identificar as conquistas que Siderópolis pode ter; 2) Ouvir sugestões e lutar para colocá-las em prática; 3) Realizar projetos que contribuam para o desenvolvimento de Siderópolis.
Para Romildo, as principais características de quem atua na política é saber ser, acima de tudo, representante do povo e cobrar leis que melhor atendam aos desejos da população. Além disso, é de suma importância verificar como está sendo aplicado o dinheiro público, ser responsável e pessoa de respeito.

Vereador e Empresário
Além de ser vereador na Câmara Legislativa de Siderópolis, Romildo Soares é o proprietário da empresa Metal Soares, que iniciou as atividades em 13 de março de 1998, em parceria com o irmão Ronaldo. Foi em 1996, porém, que os irmãos Romildo e Ronaldo perceberam que poderiam ter e administrar o próprio negócio. Com grande sucesso, a empresa Metal Soares comemora em março de 2011, 13 anos de muito esforço e conquistas. Durante este tempo a empresa passou por dificuldades que foram superadas e apesar da constante luta, o empresário reconhece que muitos desafios ainda estão por vir.
O empresariado favoreceu Soares em algumas atitudes políticas. O conhecimento adquirido com o empreendimento, a luta para vencer barreiras e dificuldades, a experiência por estar no comando da empresa há tantos anos e os contatos com clientes, fornecedores, colaboradores, foram fatores essenciais para o desenvolvimento político e social do empresário e vereador.
Em quase dois anos no cargo de vereador, Romildo quer realizações para Siderópolis: uma cidade bem sinalizada, com infraestrutura, boas estradas, pavimentações, mais melhorias na área da saúde, educação de qualidade, incentivo à moradia própria e incentivo também ao esporte, cultura e turismo. Romildo costuma resumir seus desejos para Siderópolis em uma cidade que atraia pessoas, em um lugar que tem grande potencial de se tornar um cartão postal.

Objetivos
Um dos sonhos do vereador e empresário Romildo Soares é ser prefeito da cidade de Siderópolis. Para ele será uma oportunidade de contribuir ainda mais com a cidade, sempre com muito trabalho, dedicação e respeito com todas as pessoas do município. Socialmente, Soares elenca algumas das principais realizações que almeja alcançar para o município:
- Melhorar ainda mais o atendimento à saúde;
- Mais qualidade de vida;
- Educação de qualidade em tempo integral;
- Distribuição justa de imóvel popular;
- Criação de áreas de lazer;

- Gerar mais emprego e renda para o município com a instalação de novas empresas em Siderópolis;

- Aproveitar o grande potencial turístico de Siderópolis para atrair visitantes;
- Mais segurança para a população.
A grande esperança do vereador e empresário, porém, é poder andar por um país, estado ou município e perceber nos cidadãos a tranqüilidade e a certeza de que tudo está caminhando no rumo certo, com menos impostos, com trabalho, com salários dignos, com uma vida feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário